20 Receitas de Bacalhau

As épocas do ano que as pessoas mais consomem receitas de Bacalhau são o Réveillon e a Páscoa. Esse é um ingrediente que não pode faltar na mesa de muitas pessoas nesses eventos.

Receitas de Bacalhau
No entanto, não existem regras para comer uma receita de bacalhau. É possível encontrar o ingrediente durante o ano todo em mercados, feiras e outros comércios para fazer o tipo de receita que quiser como Bacalhau.

A realidade é que existem diversas possibilidades de receitas de bacalhau como pratos principais, alguns petiscos e outros. Porém, muita gente não faz ideia de qual fazer. Por isso, reunimos as melhores receitas de bacalhau para fazer! 

O que é Bacalhau?

Bacalhau são alguns peixes específicos que passam por um tipo de processo para ficar seco e salgado. Sendo assim, o bacalhau não é uma espécie de peixe.

Receitas de Bacalhau
20 Receitas de Bacalhau

Seja para seu almoço de páscoa, ceia de ano novo ou para comer quando quiser, o bacalhau é um ingrediente versátil e fácil de preparar. Dentre as várias possibilidades de receitas de bacalhau, pode até ser difícil escolher qual delas preparar.

1- Bolinho de Bacalhau

O bolinho de bacalhau é um petisco saboroso, além de ser perfeito em diversas ocasiões como festas, momentos em família e amigos ou outros. Comece desfiando o bacalhau misturando aos ingredientes, modele e frite.

O ideal é que a massa fique bem crocante por fora e a melhor parte é que essa receita de bacalhau é simples e fácil de ser feita, visto que não precisa de muitos ingredientes.

2- Salada de batata com bacalhau

A salada de batata com bacalhau é bem prática, fácil e rápida de ser feita. Então essa receita de bacalhau é perfeita para quem está sem tempo de preparar uma receita mais elaborada e demorada. 

Para preparar a salada de batata com bacalhau, o bacalhau precisa ser desfiado para que a receita fique ainda mais saborosa. 

3- Escondidinho de bacalhau

O escondidinho é uma das receitas de bacalhau mais conhecidas e a melhor parte é que é super fácil de ser feita. Assim como na salada de bacalhau, o bacalhau também deve ser desfiado no escondidinho.

4- Torta de bacalhau

A torta de bacalhau é basicamente feita do mesmo modo que a torta de frango, a única mudança é que o bacalhau substitui o frango. Nesse receita de bacalhau, é utilizado creme de leite, tomate, cebola e o que mais quiser.

5- Frigideira de bacalhau

Em poucos minutos você pode ter uma das receitas de bacalhau mais saborosas. A melhor parte que essa é uma receita versátil que pode ser decorada da maneira que preferir.

6- Postas de Bacalhau com legumes ao forno

 está sem grão-de-bico em casa, mas quer aproveitar a receita de bacalhau anterior? A dica é: prepare legumes ao forno, com couve-flor e brócolis, para acompanhar o prato. Também ficará delicioso.
 
7. Arroz de bacalhau

Também conhecido como arroz com bacalhau e legumes, o arroz de bacalhau é feito com arroz, bacalhau refogado e é misturado aos legumes. O pimentão e alcachofras são mais utilizados, mas ervilhas e couve-flor também podem ser utilizados.

8- Empanada de Bacalhau 

A empanada de bacalhau é perfeita para um lanche da tarde ou quando quiser preparar algo mais simples e fácil. Ela leva azeitonas e pimentão caso queira adicionar ao recheio. Milho e ervilhas também são bastante utilizados.

9- Bacalhoada

Essa é uma das receitas de bacalhau mais populares e é um clássico! A bacoalhada é feita com bacalhau, azeite, batatas, cebola, tomate, azeitona, ovos, cheiro-verde e pimentões. A recita é assada no forno e é uma das mais saborosas.

10- Bacalhau à Gomes de Sá

A receita de bacalhau à Gomes de Sá é portuguesa mais precisamente do Porto. A receita é levada ao forno e é muito simples de ser preparada, no entanto, é um dos pratos mais saborosos!

11- Casquinha de bacalhau

Que tal renovar a refeição do dia preparando uma casquinha de bacalhau? Essa é mais uma das receitas de bacalhau práticas no momento do preparo. Essa receita pode ser uma ótima opção para o almoço de páscoa.

12- Bacalhau com camarão e marisco

Essa receita é perfeita para quem ama frutos do mar e quer uma refeição completa. Esse prato também é conhecido como salsa-verde e para prepará-lo é utilizado ovos cozidos e ervilhas além do camarão e do marisco. Outro ingrediente também presente na receita são os aspargos.

13- Moqueca de bacalhau

A moqueca é um dos pratos mais versáteis da culinária brasileira e pode ser feita com peixes, ovos e outros. Para preparar a moqueca de bacalhau é utilizado cebola, leite de coco, pimentão, azeite de dendê, coentro, tomate e pimenta de cheiro.

O leite de coco e o azeite de dendê são ingredientes que dão vida a moqueca. Os demais ingredientes podem ser adicionados conforme as suas preferências.

14- Bacalhau empanado ao forno

Para começar, certifique-se de que o bacalhau perdeu totalmente o sal após mergulhar no leite por aproximadamente uma hora. Depois disso, corte como preferir, empane e leve ao forno.

15- Quibe de bacalhau​

Além do bolinho de bacalhau anteriormente, o quibe de bacalhau é um petisco perfeito. O bacalhau de quibe é muito saboroso e isso se dá devido ao sabor acentuado do bacalhau.

16- Croquete de bacalhau

O croquete de bacalhau é um salgado delicioso que não é complicado de ser feito. Essa é uma ideia dentre as receitas de bacalhau para festas, lanches e outros. 

17- Caldo de bacalhau

Nos dias frios, o caldo de bacalhau é perfeito para esquentar o corpo. Mas é claro que esse caldo pode ser utilizado para outras receitas e ter acompanhamentos.

18- Bacalhau especial

O bacalhau especial é a personificação de uma receita de bacalhau. Para fazer, basta pegar postas de bacalhau aferventada, esquentar o bacalhau no azeite em uma frigideira com pimentão e depois servir com batatas e brócolis.

19- Bacalhau biscainho

O bacalhau biscainho assim como as receitas de bacalhau anteriormente citadas também é simples de ser feito. Para a receita os ingrendientes como extrato de tomate, tomate, pimentão, vinho branco e pimenta são utilizados e levado ao forno como uma tampa. Com a receita pronta, basta ralar pão por cima e esperar gratinar.

20- Bacalhau com queijo e batata

Para essa receita é importante dessalgar o bacalhau. Esse processo é importante para que cada elemento acrescentado a receita possa ser sentido e para não ficar muito salgado. Os ingredientes utilizados incluem azeite, manteiga, cebola, alho, batatas e queijo.

You Might Also Like

0 comments